quarta-feira, 4 de abril de 2018

Como ganhar cartoletas e aumentar seu patrimônio

Ganhar cartoletas

O que são cartoletas e pra que servem?

A cartoleta é a moeda fictícia do fantasy game Cartola FC. Todos os cartoleiros iniciam o campeonato com C$100,00 cada, esse é o orçamento para escalar o time que disputará a primeira rodada do usuário no jogo.

Como aumentar meu patrimônio no jogo?

Você escala um jogador que custa "x" e tendo finalizado a rodada ele foi bem e passou a valer "x+1", esse 1 a mais no preço dele vai pro seu cofre. Simples assim.

A regra geral é que pra ganhar cartoletas você deve escalar um jogador que foi mal na rodada anterior e tende a pontuar bem na rodada seguinte. Quanto maior a pontuação do jogador na rodada seguinte quando comparada à última partida, maior será sua valorização e consequente ganho de dinheiro fictício do jogo.

Porém, existem algumas exceções a serem tratadas e a principal delas fica por conta do funcionamento do sistema de valorização nas primeiras rodadas do campeonato, que se difere das demais rodadas no geral.

São apenas três rodadas de foco total no ganho de cartoletas e com isso você terá caixa para trabalhar boas escalações durante o restante do ano sem se preocupar tanto com o orçamento, quando você pode se preocupar apenas em como mitar no Cartola FC.

RODADA 01: Menos é mais
Aqui os jogadores baratos precisam de menos pontos que jogadores caros para valorizar. Considere em seus cálculos como sendo necessário que o jogador pontue um número que atinja no mínimo 40% do seu custo atual.

Imagine que ao fim da primeira rodada Dudu (C$25,00) do Palmeiras e Nickson (C$2,00) do Vitória tenham feito os mesmos 8 pontos. Espera-se de Dudu ao menos 10pts para iniciar o alavancamento da sua valorização, enquanto que Nickson precisaria apenas de 0,80pts!
RODADA 02: Esqueça o que você sabe
Esqueça quase tudo, na realidade. Guarde apenas o que foi dito sobre os 40% em pontos se comparado ao custo e resgate a calculadora, pois a ordem agora é calcular a média de pontuação do jogador ao fim da segunda rodada e dividi-la pelo seu preço atual.

Quanto maior foi a valorização do jogador na primeira rodada, maiores as chances dele valorizar novamente na segunda rodada.
 

Dando sequência no exemplo anterior, suponha que Dudu fez 8pts e agora custa C$24,50, esperamos que ao fim da segunda rodada a média das pontuações dele até então seja de 9,80pts para startar sua valorização, de acordo com nossos cálculos, e para isso ele precisaria de 11,60pts na segunda rodada. 

Fuja dos desvalorizados se não quiser perder seus ganhos, ou mesmo pra se recuperar caso não tenha se atentado às nossas dicas desde o início.
RODADA 3: CAU-TE-LA
Assim como na segunda rodada, fuja de jogadores muito desvalorizados mas já comece a se preocupar com a pontuação. Aqui seus ganhos não serão tão expressivos como nas rodadas anteriores e pra lucrar você precisa basicamente escalar jogadores que devem pontuar bem.

Você deve aliar a tática dos 40% para valorizar, desde que a pontuação do jogador na terceira rodada seja relevante. Evite jogadores que não disputaram os dois jogos anteriores e não estejam bem, como alguém que foi expulso na primeira rodada.

Da quarta rodada em diante você segue o que foi dito no início desse artigo, caso queira ganhar cartoletas basta apenas escalar jogadores que foram mal na partida disputada anteriormente.


Bônus

A edição 2018 do Cartola FC foi nos apresentada com algumas novidades, e a principal delas foi sem sombra de dúvidas a implementação da função capitão. Agora o cartoleiro seleciona, obrigatoriamente antes de confirmar sua escalação, um de seus onze jogadores que terá a pontuação dobrada ao fim da rodada.

Antes de comemorar e encher o time de medalhões logo na primeira rodada contando com a valorização dobrada, saiba que essa funcionalidade não altera a valorização dos jogadores.

Mas por quê? O preço dos jogadores no mercado é o mesmo pra todos os cartoleiros. Um único jogador não pode valorizar mais para Joãozinho do que para Marquinho, pois teríamos assim preços diferentes para o mesmo cidadão.
COMPARTILHE ESSE POST